quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A história do MNA

Tudo começou quando, em 1893, José Leite de Vasconcelos fundou o Museu. Este grande homem foi médico e sobretudo tinha uma grande curiosidade pelo passado. Tornou-se investigador do passado e arqueólogo. Conseguiu criar um museu juntando objectos do passado e presente, pois o seu objectivo era criar o “Museu do Homem Português”.
Inicialmente, o Museu funcionou na Academia das Ciências de Lisboa. Em 1903 mudou-se para o Mosteiro dos Jerónimos onde se encontra ainda hoje.
Ao longo do tempo o museu teve vários nomes, “Museu Etnológico do Doutor Leite de Vasconcelos” ou simplesmente por “Museu de Belém”, pois durante muitos anos foi o único museu que existiu em Belém!
Actualmente o nome oficial do Museu é Museu Nacional de Arqueologia do Doutor Leite de Vasconcelos em homenagem a este grande homem.

O museu tem uma longa história de que muito se orgulha. É o principal museu de Arqueologia em Portugal e um dos mais importantes da sua área a nível internacional.
As suas colecções são muito grandes e estão organizadas por temas que cobrem todos os períodos históricos, desde os homens pré-históricos, primeiros ocupantes do território até à fundação do reino de Portugal.


Vamos aprender mais sobre os tesouros do Museu?
Assim, o museu tem peças desde a Pré-História:
• Instrumentos de pedra lascada e restos de fauna vindos de acampamentos de ar livre e de grutas ou abrigos sob rocha do Paleolítico, das regiões do Vale do Tejo e Rio Maior;


Biface (Milharós, Alparça)

• Esqueletos humanos dos concheiros mesolíticos do rio Sado;
• Cerâmicas e objectos votivos (objectos oferecidos aos mortos) colocados em grutas sepulcrais do Neolítico, como a do Escoural, em Montemor-o-Novo;
• Os espólios (objectos) funerários de centenas de antas do Alentejo e Beiras;
• Os magníficos conjuntos de ídolos e outros objectos em calcário, da Idade do Cobre na Estremadura Portuguesa, provenientes de túmulos escavados na rocha...

Da Proto-História o museu tem:
• Várias colecções de cerâmicas e objectos metálicos que vêm de povoados fortificados, ditos “castros”, e de necrópoles (cemitérios) onde, em alguns casos, se registam os sinais de contactos regulares com os povos do Mediterrâneo, sendo célebres os vasos gregos encontrados em Alcácer do Sal.
• Deste período ainda, datam alguns dos principais ex-libris (objectos muito importantes) deste Museu: as estátuas de guerreiros em granito do Norte de Portugal, ditos “lusitanos”, e a espantosa colecção de ourivesaria arcaica (antiga) apresentada na sala “Tesouros da Arqueologia Portuguesa”, que é uma das mais importantes na Europa e motivo de visita a Portugal por parte de numerosos turistas interessados a Belém.
Os vestígios do Período Romano representam outro grande núcleo do acervo (colecções) deste Museu. Podemos encontrar materiais recolhidos em locais situados nos campos (como é o caso da villae, por exemplo de Torre de Palma, no concelho de Monforte, ou de Milreu, em Faro, com colecções importantes de mosaicos e escultura). Existem também objecto de centros industriais (centro fabril de Tróia, especializado na produção de pastas de peixe) e de centros urbanos ( alguns dos mais importantes achados desta época feitos na Baixa de Lisboa).

Painel das Musas do mosaico do mesmo nome da villa romana de Torre de Palma


Para os períodos pós-romanos, museu tem menos colecções, mas tem algumas inscrições e elementos arquitectónicos paleo-cristãos e sobretudo o núcleo de materiais islâmicos da presença Muçulmana em Portugal.
Para além das colecções de arqueologia portuguesa o museu tem parte das colecções de arqueologia da antiga Casa Real portuguesa e os núcleos de diferentes civilizações pré-clássicas e clássicas da bacia do Mediterrâneo, de que é exemplo um precioso conjunto de “Antiguidades Egipcias” onde se podem encontrar as “famosas” múmias.


Sarcófago de Pabasa, Egipto, Período Ptolemaico. Séc (s). III-I a.C.



Acabou a nossa breve viagem sobre o que podes encontrar no museu. Agora falta o mais importante…que é Tu visitares o museu e descobrires por ti próprio muito mais coisas interessantes no MNA!
Vem e trás a tua família e amigos, estamos à tua espera!


Bem vindos!

Olá! Decidimos criar este espaço para ti!

Se gostas de arqueologia e aprender coisas novas e interessantes, este é o teu espaço!

Aqui vais encontrar informações sobre o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) e as suas colecções (peças arqueológicas), bem como muita diversão e curiosidades!

Vem connosco descobrir o maravilhoso mundo da Arqueologia!

¾