Depois de os médicos terem observado os resultados dos exames radiológicos que fizeram às múmias humanas do MNA ficámos a saber algumas coisas curiosas que queremos partilhar contigo:
- A múmia sem sarcófago (caixão) e da qual não sabemos o seu nome, teria alguns problemas nos ossos e nos músculos que têm que ser mais estudados. Mas já sabemos que é de um homem que viveu no Período Ptolemaico e que morreu com cerca de 40 a 50 anos. Também já sabemos sua altura!!! Media 1,66m.
- Quanto ao sacerdote (padre) Pabasa sabemos que teria entre 30 a 40 anos e media 1,62m. Este sacerdote também viveu no Período Tardio ou Ptolemaico. Os médicos concluíram que no seu sarcófago, havia uma espécie de almofada para a cabeça. Os médicos também descobriram que Pabasa tinha um problema no tornozelo esquerdo que lhe causava dores ao andar.
Sarcófago de Pabasa |
- Irtieru é a múmia mais antiga e viveu no Terceiro Período Intermediário. No entanto, foi o que morreu mais jovem com apenas 20 a 30 anos. Era também o mais alto das 3 múmias, pois media cerca de 1,71m. Os médicos descobriram ainda que ele tinha problemas nas duas pernas e teria problemas ao andar!
Sarcófago de Irtieru |
Com vês é incrível como conseguimos saber coisas tão interessantes quando médicos e arqueólogos juntam esforços e trocam informações. É assim que a ciência evoluí e nos faz conhecer melhor o nosso passado!
Se és curioso e queres saber mais informações, tenta ler a revista National Geographic deste mês de Novembro, pois tem lá uma reportagem muito interessante sobre as múmias humanas do MNA! Procura a informação nas páginas 38 a 42! Procura, investiga e aprende!
![]() |
Imagem do Sítio da National Geographic Portugal com a notícia das múmias! |
E não te esqueças estamos à tua espera no museu para veres com os teus próprios olhos as múmias!